Os psicólogos dizem-lhe como analisar o seu estado interior a fim de o alterar para melhor.
Isto já aconteceu a todos nós pelo menos uma vez: tudo parece estar a correr bem, a vida está a correr conforme o planeado, mas depois o humor de repente torna-se mau. Não é de todo claro porque é que isto acontece.
Vários factores são responsáveis por um bom humor: os nossos pensamentos, estado psicológico, situação de vida, ambiente e pessoas à nossa volta. Mudanças em um ou mais destes componentes podem levar a oscilações emocionais.
Os psicólogos desmascaram sete cenários comuns de mau humor e dizem-nos como lidar com eles.
- Um amigo queixa-se da vida, e você também começa a sentir-se triste.
É aqui que o contágio emocional – um fenómeno psicológico simples, mesmo primitivo – entra em jogo. A professora de psicologia da Universidade do Havai Elaine Hatfield explica que quando as pessoas falam, elas respondem naturalmente às expressões faciais, postura e ritmo do seu interlocutor.
Os movimentos musculares envolvidos neste processo (tais como quando franzimos as sobrancelhas) activam as ligações neurais e geram em nós os próprios sentimentos de que o nosso interlocutor fala. Esta actividade cerebral foi concebida para nos ajudar a empatizar com os outros, fortalecendo assim os laços sociais.
Como se animar
Fazer uma pausa na conversa, digamos, ir à casa de banho. Lembra-te que o mau humor que estás a sentir naquele momento não te pertence a ti, mas ao teu amigo. E a melhor coisa que pode fazer é ouvir o seu ente querido, não resolver os seus problemas.