Início Mundo Animal Mães orcas se sacrificam pelos filhos a vida toda, revelam cientistas

Mães orcas se sacrificam pelos filhos a vida toda, revelam cientistas

por Lorena Da Rocha

Anúncio

Um estudo sobre orcas no Pacífico Norte revelou que as mães fazem um “sacrifício vitalício” por seus filhotes machos.

Criar um filho reduz significativamente a chance de reprodução de uma orca fêmea no futuro. A energia de que precisam para alimentar as crias parece comprometer sua saúde, deixando-as menos aptas a se reproduzir e criar outros filhos.

“As mães sacrificam sua própria comida e sua própria energia”, diz Darren Croft, professor da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

As orcas permanecem muito ligadas às suas famílias ao longo da vida. Mas enquanto as fêmeas da prole se tornam independentes na idade adulta, os machos seguem dependendo das mães — exigindo até mesmo uma parte da comida que suas progenitoras pegam. Croft descreve isso como uma “nova visão sobre as complexas vidas sociais e familiares desses animais incríveis”.

O estudo de décadas, publicado na revista científica Current Biology, faz parte de uma missão em andamento para entender a vida familiar das chamadas baleias assassinas.

Você também pode gostar de

Anúncio

Renúncia de responsabilidade

A informação contida neste sítio Web tem apenas fins informativos e não constitui uma oferta pública. Este sítio web tem apenas fins informativos e não substitui a consulta pessoal, exame ou diagnóstico por um médico licenciado. O material deste sítio web não se destina a, e não deve ser utilizado para, auto-diagnóstico ou autotratamento. O artigo principal não contém informação de base.

@2023 Todos Os Direitos Reservados.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumiremos que está de acordo com isto, mas pode optar por não participar se assim o desejar. Aceitar