Quando Nisar Ahmad Wani conseguiu realizar a primeira clonagem de camelos do mundo em 2009, foi saudado como uma grande conquista. Hoje, Wani é diretor científico do Centro de Biotecnologia Reprodutiva, em Dubai, e a prática é tão popular que a clonagem se tornou seu trabalho.
Wani e sua equipe pesquisam e desenvolvem novas técnicas de clonagem e mantêm bancos de células, possibilitando fazer cópias de animais, incluindo búfalos e ovelhas. Mas o foco do centro é a clonagem de camelos.
A cada ano, são produzidos dezenas de bezerros dromedários clonados. Entre os mais populares estão as cópias das “rainhas da beleza” camelo, com a combinação certa de lábios caídos e pescoços longos.
Replicando belezas
Concursos de beleza de camelo são populares nos estados do Golfo e o prêmio em dinheiro chega a dezenas de milhões de dólares em alguns eventos.
Proprietários foram desqualificados no passado por usar técnicas proibidas, como injetar silicone e enchimentos nos animais e inflar partes do corpo usando elásticos, para melhorar sua aparência.