O Museu da Eletricidade, em Portugal, deu energia às apresentação da Energica, a marca italiana de motos elétricas, que chega agora a Portugal através da Moteo Portugal.
Em Lisboa, a Watt – Electric Moving é o primeiro concessionário da Energica que já está em breve conta ter representação no Porto e no Algarve. Em todo o mundo, a marca italiana tem 135 pontos de venda e registou em 2022 um crescimento de 67%.
A gama Energica é composta pelos modelos Ego, Evo Ribelle, EsseEsse9+ e a Experia. Todos eles têm inspiração em modelos de competição, onde a Energica começou a atuar.
Uma das características da Energica é permite um elevado grau de personalização, sendo que há características que são transversais a todos os modelos, como:
– VCU (Vehicle Control Unit): bateria, inversor, carregador, motor e sensores são constantemente monitorizados e geridos pela VCU;
– Sistema sem chave: disponível como opcional em todos os modelos;
– Sistema Ride-by-Wire: assegura uma experiência de condução perfeita, com quatro módulos pré-configurados (Eco, Urbano, Molhado e Desportivo), quatro modos de travagem regenerativa e seis modos de controlo de tração;
– Painel TFT: todos os modelos equipam com painéis TFT entre as 4,3’’ e 5’’ com toda a informação relevante;
– Assistência parque: modo de parque disponível para ajudar em manobras a baixa velocidade com marcha nos dois sentidos limitada a 3,5 km/h;
– eABS Energica: sistema patenteado que atua em conjugação com o sistema de controlo de tração para controlar a roda traseira.